É a especialidade responsável pela análise de material humano colhido do doente em consulta ou procedimentos mais invasivos.
A Cardiologia é a especialidade Médica que se ocupa do diagnóstico ectratamento das doenças que atingem o coração e o sistema cardiovascular.
Garante para além do acompanhamento clínico, a realização das técnicas não-invasivas em cardiologia, indispensáveis para o diagnóstico completo das patologias cardíacas.
Consulta de Medicina Geral e Familiar destina-se a todos os pacientes, sem limites de idade, e à sua família, permitindo um acompanhamento regular com objetivo de prevenção da doença e promoção da saúde.
Consulta que visa o diagnóstico e tratamento das perturbações do funcionamento do sistema endócrino. É uma referência em áreas específicas como: diabetes, a patologia da tiroide e a obesidade – doenças que pelas suas características, consequências e incidência crescente, são particularmente importantes na sociedade atual.
É uma especialidade médica que intervém na prevenção, diagnóstico e tratamento de indivíduos com patologias do foro ortopédico, neurológico, reumatológico, entre outros, sempre que apresentem dor, défice de função e/ou restrições na vida diária.
É o serviço responsável por desenvolver técnicas para manter, restaurar e tratar o movimento e a capacidade funcional ao longo da vida. Os fisioterapeutas estão empenhados em maximizar a qualidade de vida nas esferas da reabilitação, prevenção e promoção da saúde.
É uma terapêutica não convencional que parte de uma base filosófica diferente
da medicina convencional e aplica processos específicos de diagnostico e terapêuticas próprias. Usa a fitoterapia, homeopatia e técnicas manipulativas. Os medicamentos utilizados nos tratamentos são de origem natural.
Consulta da Adolescente. Rastreios das neoplasias ginecológicas (mama, colo, vagina, vulva e endométrio). Endocrinologia ginecológica (irregularidades menstruais, anticoncepção e menopausa). Infeções pélvicas. Obstetrícia: consulta pré concepcional e consulta da grávida.
É a ciência que estuda o comportamento e as funções mentais. A psicologia tem como objetivo imediato a compreensão de grupos e indivíduos tanto pelo estabelecimento de princípios universais como pelo estudo de casos específicos, e tem, segundo alguns, como objetivo final o benefício geral da Sociedade.
Neuropsicologia trabalha as seguintes áreas de intervenção: Dificuldades de Aprendizagem: Leitura. Escrita. Erros Ortográficos. Realização de Cálculos. Organização e Métodos de Estudo. Outras Dificuldades: Atenção e Concentração. Memorização de Informação. Raciocínio Lógico/Abastracto. Problemas Emocionais ou Comportamentais: Agressividade. Recusa Escolar. Depressão. Luto.
A Nutrição é a especialidade médica que se dedica a estudar a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais de cada indivíduo, além dos processos pelos quais o organismo ingere, absorve, transporta, utiliza e excreta os nutrientes.
É uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas de cunho orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.
Sub-especialidade das ciências da visão que visa adaptar e controlar a utilização de lentes de contacto para compensação de erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e presbiopia; na reabilitação da função visual em patologias da córnea, íris e cristalino e na ambliopia; como reservatório de fármacos; como “penso ocular” pós-cirúrgico ou como proteção ocular. Contactologia Avançada é o ramo da contactologia que se dedica à adaptação e seguimento do porte de lentes contacto personalizadas e para condições oculares particulares como o queratocone, transplantes de córnea, doença de olho seco severa (síndrome de Sjögren), traumas oculares, entre outros.
A Oftalmologia é a especialidade médica e cirúrgica vocacionada para o diagnóstico e tratamento das doenças dos olhos e da visão. Dentro da especialidade de oftalmologia dispomos de meios de diagnósticos complementares e tratamentos em ambulatório.
Consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação articular, bem como de tecidos moles Os osteopatas creem que esses procedimentos ajudam o corpo a se curar sozinho.
A consulta de Subvisão destina-se a todas as faixas etárias e tem como objetivos a avaliação da visão funcional, o ensaio de tecnologias de apoio, o treino com as mesmas e as adaptações dos contextos escolares e laborais, de forma a permitir ao utente com deficiência visual (baixa visão) a utilização máxima da visão que tem. A consulta de Ortóptica destina-se a crianças e adultos com alterações da visão binocular e desequilíbrios oculomotores tais como, estrabismo (olho torto) e ambliopia (olho preguiçoso), e consiste na avaliação motora e sensorial e plano terapêutico consequente. A Intervenção Precoce traduz-se na avaliação da função visual de bébés e crianças dos 0 aos 6 anos que apresentem síndromes e doenças causadores de perda visual congénita associada a multideficiência, bem como na elaboração de um plano de estimulação visual precoce. Todas estas avaliações são efetuadas após referenciação do oftalmologista ou de outro especialista da área da saúde. A consulta de Subvisão destina-se a todas as faixas etárias e tem como objetivos a avaliação da visão funcional, o ensaio de tecnologias de apoio, o treino com as mesmas e as adaptações dos contextos escolares e laborais, de forma a permitir ao utente com deficiência visual (baixa visão) a utilização máxima da visão que tem.
É a especialidade médica que diagnostica, trata e vigia a generalidade das doenças das vias respiratórias, pulmão e pleura.
É a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspetos, sejam eles preventivos ou curativos.